Município de Presidente Alves recebe certificado do Programa Município VerdeAzul

MUNICIPIO VERDE AZULO Município de Presidente Alves, foi certificado no final de 2016 pelo Programa Município VerdeAzul - PMVA da Secretária do Meio Ambiente do Governo do Estado de São Paulo, com o título de Município VerdeAzul, pela elaboração e execução de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento sustentável.

O Prefeito Municipal Valdeir dos Reis aderiu ao Programa Município VerdeAzul - PMVA no início de 2013, e indicou como interlocutor do Município, o Diretor Ambiental Fabio Frizzi Sclauzer, e deu total apoio em todas ações por ele elaboradas dentro das diretrizes norteadoras da agenda ambiental local, que compoem o PMVA, visando a pontuação no Ranking, abrangendo os seguintes temas: Esgoto tratado, Resíduos Sólidos, Biodiversidade, Arborização Urbana, Educação Ambiental, Cidade Sustentável, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Estrutura Ambiental e Conselho Ambiental.

O Programa Município VerdeAzul foi lançado em 2007 pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, e tem o inovador propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e valorização da agenda ambiental nos municípios.

O título de Município VerdeAzul válido para o ano de 2017, possibilita ao Município levantar recursos junto a Secretaria do Meio Ambiente, através do Fundo estadual de Controle da Poluição - FECOP.

Para manutenção do título para o ano de 2018, o Município vem desenvolvendo novas ações para pontuar nas diretrizes norteadoras, que se estendera até outubro de 2017, quando as ações do municipio serão avaliadas para efeito de pontuação e ranking estadual.

A ação mais recente que conta pontos para o Município foi a implantação das placas onde estão sendo desenvolvidos projetos de sustentabilidade ambiental como a seguir relatamos:

A Creche Escola Municipal Clementina Palumbo Grecca é modelo de instalação sustentável, e está fazendo parte do Programa Município VerdeAzul, tendo até o momento 14 ítens instalados, sendo eles: calçada ecológica, ventilação cruzada, iluminação natural, portas e janelas de vidro, sistema elétrico que controla a iluminação, torneiras com fechamento automático, valvulas economicas de sanitários, móveis de madeira alternativos, sistema de drenagem de água, telhas sem amianto, cobertura vegetal no patio, acessibilidade e placa solar.

20170504 0946231

Creche Escola Municipal Clementina Palumbo Grecca

Implantamos também, o piloto de floresta urbana que abrange a Rua Eloy Ortega Munhoz, academia ao ar livre e a via de acesso à entrada da cidade, aonde foram plantadas até o momento 80 mudas de árvores nativas.

20170504 095540120170426 1427581

Academia ao ar livre e via de acesso a cidade

O Diretor Ambiental do Município, Fabio Frizzi Sclauzer, foi classificado entre os 15 melhores interlocutores do Programa Município VerdeAzul de todo Estado de São Paulo, ganhando como prêmio uma viagem com acompanhante para Ilha Bela.

O Prefeito Municipal Valdeir dos Reis disse que continuará investindo este ano nas diretrizes norteadoras da agenda ambiental local, para que o Município de Presidente Alves possa pontuar no Ranking Estadual e manter o Título de Município VerdeAzul para o ano de 2018.