Desligamento de sinal analógico de TV em Presidente Alves

Seja DigitalO Prefeito Municipal de Presidente Alves, Valdeir dos Reis (Dê) e seu Vice Prefeito Cristiano dos Santos (Guêgo), preocupados com o desligamento do sinal analógico de TV no Município de Presidente Alves, previsto para o dia 28/03/2018, estiveram reunidos ontem 31/10/2017, com a representante da SEJA DIGITAL, Senhora Karen Cristiane Cesarino, onde assinaram Termo de Acordo de Cooperação, para discutir estratégias para que nenhum munícipe fique sem sinal de TV a partir do dia do desligamento do sinal analógico. Todos os setores da administração, principalmente o Serviço Social, CRAS, Cultura, Educação e Saúde, estarão envolvidos nesse trabalho para levar a todos moradores do Município as informações necessárias para que todos tenham acesso ao sinal digital a partir de 28/03/2018. Participaram da reunião, além do Prefeito Dê e do Vice Guêgo, a Presidente da Câmara Municipal Vereadora Vanusa Barbosa Alves Coelho, o Secretário Municipal Sérgio Célis da Fonseca, a Coordenadora do CRAS, Roseane Silva de Oliveira Conrado, e a Coordenadora Educacional Eloisa Elena da Silva.

SEJA DIGITAL

A SEJA DIGITAL (EAD - Entidade Administradora da Digitalização de Canais de TV e RTV) é uma instituição não-governamental e sem fins lucrativos, responsável por operacionalizar a migração do sinal analógico para o sinal digital da televisão no Brasil. Criada por determinação da ANATEL, tem como missão garantir que a população tenha acesso à TV digitla, oferecendo suporte didático, desenvolvendo campanhas de cmunicação e mobilização social e distribuindo kits para TV digital para as famílias cadastradas em programas sociais do Governo Federal. Também tem como objetivos aferir a adoção do sinal de TV digital, remanejar os canais nas frequências e garantir a convivência sem interferência dos sinais da TV e 4G após o desligamento do sinal analógico. Esse processo teve início em abril de 2015 e, de acordo com o cronograma definido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, mais de 1300 município terão o sinal analógico desligado até 2018.

Segunda a Senhora Karen, o trabalho terá início no CRAS - Centro de Referência de Assistência Social, localizado na Rua Antonio Moura torres, antigo prédio da Escola Xodozinho, onde terá um técnico da Seja Digital para atender e dar todas orientações necessárias aos Munícipes.

Haverá distribuição gratuíta de kits para TV digital para as famílias cadastradas em programas sociais do Governo Federal para quem tem o NIS (Número de Identificação Social).

O NIS (Número de Identificação Social, é um número de cadastro atribuído pela Caixa Econômica Federal às pessoas que serão beneficiadas por algum projeto social e ainda não possuem cadastro no PIS (Programa de Integração Social).

DISTRIBUIÇÃO DE KITS GRATUÍTOS

A Seja Digital tem como parte de suas atribuições distribuir kits gratuítos com antena e conversor para a população de baixa renda cadastradas em Programas Sociais do Governo Federal. Alista de beneficiários é fornecida pelo Ministério do Desenvolvimento Social para que a Seja Digital informe ao público por meio de cartas e campanhas de comunicação para que possam entrar em contato e agendar a retirada dos equipamentos.

Para saber se está na lista fonecida pelo Ministério do Desenvolvimento Social ou se o agendamento já está liberado em sua região, o beneficiário deve acessar o site sejadigital.com.br/kit ou ligar gratuitamente para 147 com o CPF ou NIS em mãos.

O Prefeito Valdeir dos Reis, Dê, disse que é um trabalho importante desenvolvimento pela ANATEL, por intermédio da SEJA DIGITAL em todo Brasil, e que nenhum morador de Presidente Alves ficará sem sinal de TV, pois todos os setores da Prefeirua Muinicipal estarão envolvidos nesse trabalho de informação para que todos tenham acesso ao sinal digital.