Presidente Alves dá nome de Ex-Prefeito ao Prédio da Prefeitura Municipal

“O prédio foi restaurado com as cores da bandeira alvense e recebeu o nome de Paço Municipal Geraldo Carvalho Lopes”

IMG 5392No dia 05 de julho, a cidade de Presidente Alves recebeu autoridades, familiares e convidados, para a solenidade de descerramento da placa comemorativa de denominação do Paço Municipal Geraldo Carvalho Lopes. O prédio, onde hoje está instalada a Prefeitura Municipal, recebeu o nome de Paço Municipal “Geraldo Carvalho Lopes”.

A indicação do nome de Geraldo Carvalho Lopes foi feita pelo Ex-Prefeito e atual Vice-Prefeito Orlando Rodrigues Gimenes, no dia 30 de janeiro de 2.014 e o pedido foi deferido prontamente pelo Prefeito Valdeir dos Reis que determinou a confecção do Decreto do Executivo e demais providências para a merecida homenagem.

O Senhor Geraldo de Carvalho Lopes foi um cidadão exemplar e que muito contribuiu para o desenvolvimento comercial e cultural do Município. Chegou a Presidente Alves ainda jovem, casou-se com Dona Abigail Amaral e teve 10 filhos, sendo estes: José Geraldo, Paulo Celso, Carlos Roberto, Ana, Célia, Dulce, Otávio Augusto (Guta), Luiz Otávio (Taso), Abigail e Antonio Sérgio.

Geraldo Carvalho foi um homem que muito colaborou com as entidades sociais de Presidente Alves, principalmente com a Santa Casa e Maternidade, participando de sua construção, nos anos 50, e da sua manutenção, nos anos 60.

Foi Vereador da Legislatura de 01 de janeiro de 1952 (01/01/1952) à 03 de janeiro de 1956 (03/01/1956), sendo eleito Presidente da Câmara no período de 01 de janeiro de 1952 (01/01/1952) a 05 de janeiro de 1954 (05/01/1954). Foi reconduzido à Presidência da Câmara em 1954/1955 e novamente em 1955/1956. Em 1955, afastou-se da Câmara para assumir o cargo de 23o Prefeito Municipal.

Depois, assumiu novamente uma cadeira no Legislativo para o mandato de 01 de janeiro de 1960 a 31 de janeiro de 1963 (01/01/1960 à 31/01/1963), ocupando neste período a Comissão de Finanças.

Geraldo Carvalho era apaixonado pelo Clube Atlético Presidente Alves (CAPA) e se tornou um de seus torcedores símbolo.

O Prefeito Valdeir dos Reis fez questão de restaurar a estrutura do prédio, para a solenidade de descerramento da placa comemorativa de denominação do Paço Municipal pintando-o nas cores da bandeira alvense (Azul e Branco).

A senhora Dulce, filha de Geraldo Carvalho, afirma que é uma honra e uma grande emoção para toda a família ver o nome de seu pai perpetuado no prédio da Prefeitura Municipal.

Histórico do Prédio

O terreno onde se encontra o prédio da Prefeitura Municipal foi doado ao Estado em sua Procuradoria Judicial da Fazenda no dia 18 de dezembro de 1937 pelo então Prefeito Municipal de Presidente Alves, Alcebíades Ferreira Bueno, para a construção de uma Escola Estadual.

A doação foi autorizada pela Lei Municipal no 09, de 8 de novembro do mesmo ano (08/11/1937), tendo como representante da lavratura da escritura pública o  engenheiro Joaquim de Amaral Mello.

Em 1948, o Estado construiu a Escola Estadual que passou a se chamar Grupo Escolar Coronel José Garcia. No início dos anos 60, foi criado no Município o Ginásio Estadual José dos Santos, que passou a funcionar no mesmo local, no período noturno.

O Prefeito Municipal Antônio Ortega Jerônimo, em seu mandato, conseguiu junto ao Estado a construção de um prédio próprio para o Ginásio Estadual José dos Santos, instalado na Rua Tiradentes. Com as alterações no ensino, os cursos foram todos agrupados neste mesmo prédio (Ensino Fundamental de 1o e 2o Grau), recebendo o nome de Escola Estadual de 1o e 2o Grau Maria Aparecida Coimbra.

No dia 07 de fevereiro de 1996, o Prefeito Municipal Glércio Berbel Ribeiro, conseguiu junto à Secretaria de Estado dos Negócios da Educação, a concessão do prédio escolar desativado (por tempo indeterminado) para a instalação do Paço Municipal, autorizado pelo Decreto Estadual no 40.653. O prédio foi inaugurado no dia 13 de setembro de 1996, porém, apenas com o título de Paço Municipal.

No início de 2014, o Prefeito Valdeir dos Reis (Dê), assinou o termo de sua doação definitiva ao Município, que se encontra em tramitação e por meio do Decreto Executivo no 2.392, de 10 de fevereiro último, deu a denominação de Paço Municipal “Geraldo de Carvalho Lopes”.

A solenidade de descerramento da placa comemorativa de denominação do Paço Municipal Geraldo Carvalho Lopes, foi conduzida por Sérgio Célis da Fonseca Secretário da Prefeitura e teve a colaboração no cerimonial de Andriél Fagundes Coordenador de Cultura.

Para o Prefeito Valdeir dos Reis (Dê), a escolha do homenageado foi muito especial, tendo em vista toda sua trajetória alvense e as marcas que deixou na história do Município de Presidente Alves.

Milena Santos