Prefeito Valdeir dos Reis (Dê) Assinou no Palácio dos Bandeirantes mais um Contrato com o FEHIDRO (Fundo Estadual de Recursos Hídricos)

Assinatura FehidroO Prefeito Valdeir dos Reis (Dê), esteve em São Paulo, no Palácio dos Bandeirantes, na última quarta-feira 29/04/2015, onde assinou junto com o Governador Geraldo Alckmin, mais um contrato do FEHIDRO (Fundo Estadual de Recursos Hídricos), no valor de R$ 122.497,06 (Cento e vinte e dois mil, quatrocentos e noventa e sete reais e seis centavos), para o Plano Diretor de Macrodrenagem Rural, que terá uma contrapartida do município no valor de R$ 2.499,94 (Dois mil, quatrocentos e noventa e nove reais e noventa e quatro centavos), perfazendo o total do empreendimento de R$ 124.997,00 (Cento e vinte quatro mil, novecentos e noventa e sete reais).

O repasse dos recursos será efetivado pelo Banco do Brasil S/A, Agente Financeiro do Fundo, mediante parecer favorável do Agente Técnico, conforme o Cronograma Físico Financeiro e Planilha de Orçamento, através de crédito em conta específica que será aberta e mantida pelo município.

O Fehidro é um fundo estadual que apoia iniciativas de conservação dos recursos hídricos, como desenvolvimento racional de irrigação, prevenção e defesa contra inundações, erosão e assoreamento, e recuperação da qualidade dos recursos hídricos, entre outras.

O repasse ao município de Presidente Alves, destina-se à execução do empreendimento cadastrado no Sistema de Informações do FEHIDRO – SINFEHIDRO, sob o código 2014-TB-343, denominado PLANO DIRETOR DE MACRODRENAGEM RURAL DO MUNICIPIO DE PRESIDENTE ALVES.

O Plano Diretor de Macrodrenagem Rural do Município de Presidente Alves será composto das seguintes atividades: 1- Levantamento das seguintes informações: Caracterização física da área rural; levantamento de legislação Municipal; levantamento de dados técnicos; levantamento fotográfico; Levantamento dos pontos de interferências com mananciais; 2- Levantamento planialtimétrico cartográficos; Estudos hidráulicos e hidrológicos das bacias; Estudos das bacias e pontuais das patologias e Relatório final, conforme levantamento efetuado pelo Responsável Técnico do projeto, Engenheiro Agrônomo Álvaro da Cunha Nunes, que também faz parte da Câmara Técnica do FEHIDRO, juntamente com o Diretor Ambiental Fábio Frizzi Sclauzer.

Esse Plano Diretor tem por objetivo levantar os principais problemas de erosões e assoreamento das áreas rurais do município, vindo de encontro com as políticas públicas para sanear estes problemas nas propriedades rurais através da Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo. O técnico levanta os problemas na propriedade e elabora o projeto técnico de conservação do solo, e o proprietário terá como ajuda nos custos de até 10 mil reais a fundo perdido do Estado para os serviços de recuperação.

Sabendo da existência desse recurso, o Prefeito Valdeir dos Reis, no final do ano passado, solicitou à sua equipe técnica a elaboração de um projeto nesse sentido, que foi apresentado na Câmara Técnica do Fehidro, que depois de analisado, viabilizou o projeto do Plano Diretor de Macrodrenagem.

O Prefeito Valdeir dos Reis (Dê) frisou que esse recurso foi uma grande conquista de sua administração para elaborar o Plano Diretor de Macrodrenagem do Município, que dará uma visão geral dos problemas de erosão e assoreamento das propriedades rurais, para que seus proprietários possam através das informações do plano, promover o combate das mesmas conservando e preservando o solo e o meio ambiente.